Campeonato Paranaense Sênior e Veteranos – Judofoz 2017

A Associação Esportiva Judofoz e a Federação Paranaense de Judô em conjunto com a Secretaria Municipal de Esportes e lazer de Foz do Iguaçu, realizaram no último final de semana em Foz do Iguaçu, no oeste paranaense, o Campeonato Estadual de Judô classe Sênior, nas categorias Estímulo (até faixa verde masculino e laranja feminino) e, Oficial (faixa roxa acima no masculino e verde acima no feminino) para atletas acima de 15 anos. Para a categoria Sênior Oficial, além do título estadual os atletas ainda lutavam por uma vaga no Campeonato Brasileiro Final que será realizado em Lauro de Freitas na Bahia, o evento ainda somava pontos para o ranking nacional que definirá os atletas que representarão o Brasil em Tóquio 2020. Além do Sênior ainda tiveram as disputas da categoria Veteranos, para atletas acima de 30 anos.

O evento que aconteceu no Ginásio Costa Cavalcanti e contou com a presença de 262 atletas de 37 entidades de 21 cidades do Paraná, estiveram presentes: Araucária, Bituruna, Cambé, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Londrina, Maringá, Nova Londrina, Palmeira, Paranavaí, Pato Branco, Pinhão, Ponta Grossa, São José dos Pinhas, Toledo e Umuarama. O evento com aproximadamente 3000 espectadores diretos contou com o apoio das parceiras: Itaipu Binacional; Radiadores Ferrari; Kimonos Yama; Uniamérica; Jornal Ippon; CREF-9 – Conselho Regional de Educação Física; Secretaria Municipal de Esportes, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu; Conselho Municipal de Esportes e Lazer e Judofoz.com.br. Durante o evento uma equipe do Projeto Chute para o Futuro recebeu doações de alimentos.

Essa grande festa do judô paranaense contou ainda com a presença do professor Luiz Iwashita, Presidente da Federação Paranaense de Judô; Antônio Aparecido Sapia, Secretário de Esportes de Foz do Iguaçu; Roberto Borges, Diretor Técnico da Secretaria Municipal de Esportes de Foz do Iguaçu; Erika Patrícia de Souza Davies, representante da Itaipu Binacional e Rogério Quadros, Presidente do Legislativo iguaçuense. Segundo o professor Josmar Couto, é a sexta vez que a Judofoz organiza esse evento, terceiro consecutivo, o auto nível do evento, a dedicação dos voluntários e os atrativos turísticos da cidade, vem consagrando essa categoria em Foz do Iguaçu, que já tem data e local marcado para 2018, novamente na terra das cataratas.

Após os vários combates realizados durante a competição a classificação geral da categoria Sênior Oficial foi formada pelas seguintes equipes: No masculino a equipe campeã com 3 ouros, 1 prata e 1 bronze foi o Judô Tonietto, seguido na segunda colocação pela Sociedade Morgenau que conquistou 2 ouros, 3 pratas e 1 bronze, ambas equipes de Curitiba. Na terceira colocação completando o pódio com 1 ouro, 2 pratas e 1 bronze, a Associação Iguaçuense de Foz do Iguaçu. No feminino a Sociedade Morgenau sagrou-se campeã conquistando 3 ouros, 1 prata e 1 bronze, na segunda colocação ficou o Instituto Nintai do Brasil com 2 ouros. Na terceira posição com 1 ouro e 1 bronze ficou o Judô Tonietto, todos de Curitiba.

Na categoria Sênior Estímulo feminino, a grande campeão foi a Associação de Judô Laranjeiras do Sul, com 2 ouros e 1 bronze, seguido por Associação Mourãoense de Judô de Campo Mourão e Associação Foz do Iguaçu de Judô, ambos com 1 ouro cada. Na quarta colocação Judofoz de Foz do Iguaçu e Sionara Morais de Guarapuava com uma prata cada. Já no masculino Estímulo o pódio foi composto pelas equipes iguaçuenses, na primeira colocação ficou a Associação Foz do Iguaçu conquistando 3 ouros e 1 bronze, na segunda colocação ficou a Judofoz com 1 ouro, 1 prata e 3 bronzes, completando o pódio a Associação Iguaçuense com 1 ouro e 1 prata.

Na categoria Veteranos, a classificação final masculina garantiu o título de campeão para equipe do Judô Lemanczuk de Curitiba que conquistou 4 ouros, 3 pratas e 2 bronzes, na segunda colocação ficou a Sociedade Morgenau também de Curitiba com 4 ouros e 2 pratas. Na terceira posição a Associação Mourãoense de Campo Mourão, com 2 ouros, 1 prata e 1 bronze. Já no feminino a Associação Iwashita de Curitiba conquistou 3 ouros, sagrando-se campeã geral, na segunda colocação com 2 ouros conquistados, ficou a Sagrada Família de Palmeira. Em terceiro lugar o Judô Ramalho de Guarapuava com 1 ouro conquistado.

A participação da Judofoz rendeu 10 medalhas e 1 troféu de segundo lugar geral na categoria Sênior Estimulo masculino.  Medalhas conquistadas: Ouro para Gabriel Ribeiro dos Santos. Medalhas de prata para: Josmar Gouveia Couto, Robspierre Ferreira Nunes e Marília Pilger. Conquistaram o Bronze: Vitor Hugo Leodoro Gravenhagen, Elias de Carvalho Alcântara, Marlon Ghellere, Jefferson Araújo, Geremias Moraes Wos e Waldemar Pilger.

Segundo o professor Josmar, após mais um grande evento de sucesso, Foz do Iguaçu através da Judofoz, já foi escolhido para sediar uma das etapas do Circuito Sênior de Judô em 2018, o evento ocorrerá nos dias 6, 7 e 8 de outubro de 2018.



(Próxima Notícia) »